quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Produção das alunas do IX semestre vespertino de Pedagogia

Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB Campus XV Valença – BA
Curso: Pedagogia
Disciplina: Pesquisa e Estágio em Gestão Educacional.
Docente: Roberta Abreu
Data: 06.12.2011


Autores: Antonia de Fátima, Jair Paixão e Zenivam Souza


O Coordenador Pedagógico


Coordenador competente e atuante,nos diversos conselhos, imprime sua marca.

Competência, humildade, mediação e articulação,resumem sua função.

Respeitar e colaborar com os colegiados,define seu papel articulador.

Com uma formação adequada e fino trato,vislumbrará uma ação transformadora.

Conselho de escola, de classe, de ciclo e de série,para circular nestes conselhos.

É preciso ser um bom articulador.

E agindo desta forma,acontecerá a tão sonhada educação transformadora.

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CONTO

O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados.


Era uma vez um coordenador pedagógico que se vendo na obrigação de participar dos diversos colegiados da escola em que atuava, por ter que se igualar aos demais membros, e ao mesmo tempo tendo que articular os trabalhos, ficou sem saber qual direção tomar para não demonstrar autoritarismo, por conta do cargo que exercia. Mostrando-se constrangido por também acatar as idéias dos demais componentes, resolveu fazer um curso de relações humanas, no intuito de melhorar o relacionamento com os diferentes membros do colegiado. Visto que o mesmo não podia caminhar sem o apoio dos demais componentes da equipe.

Uma professora que sempre impôs respeito ao seu trabalho, como boa profissional que era, percebendo a situação constrangedora do coordenador, sugeriu numa reunião de coordenação que se trabalhasse o problema das ralações interpessoais, assim como a importância do trabalho coletivo, na parceria com a comunidade de professores, alunos, diretor e principalmente com o coordenador na busca de uma educação de qualidade.

Outra professora, sensível à tarefa difícil do coordenador, querendo que fosse criada harmonia na instituição, pondo-se em defesa da mesma, propôs ao grupo que ao invés de se fazer críticas destrutivas, que se procurasse ser mais abertos e companheiros uns dos outros.

Todos se olharam surpresos com a fala daquela humilde professora, e resolveram acatar a sugestão proposta pela mesma, pois perceberam que as diferenças sempre existiram e iriam continuar a existir. E o que precisavam era aprender a respeitá-las.

Percebendo o empenho do grupo, em trabalhar visando o bem da instituição, o coordenador rendeu-se a todos, pedindo desculpas e falando de suas dificuldades em trabalhar o coletivo, prometendo esforçar-se o máximo para o entendimento de todos em cada colegiado, sendo estes locais de atuação direta deste profissional como solo fértil de desempenho de sua função formadora, articuladora e transformadora, conforme percebemos através da leitura de Silva (2007).

Enfim, depois de sensibilizar os colegiados, o coordenador teve a promessa do apoio dos mesmos, para que pudessem trabalhar num clima de perfeita harmonia priorizando assim uma boa educação e a aprendizagem dos alunos.


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